Segmentos, Extensões e Blocos Oracle


Boa noite a todos,
Hoje vou abordar um tema que é bem simples, porém muita gente apresenta dificuldade em diferenciar segmentos, extensões e blocos.
Os objetos do banco de dados, como tabelas e índices, são armazenados nos tablespaces como segmentos. Cada segmento contém uma ou mais extensões. Uma extensão consiste em blocos de dados contíguos, ou seja, cada extensão somente pode existir em um arquivo de dados. Os blocos de dados representam a menor unidade de entrada/saída no banco de dados.
Quando o banco de dados solicita um conjunto de blocos de dados do sistema operacional, o sistema mapeia esse conjunto para um bloco real localizado no dispositivo de armazenamento no próprio sistema. Portanto, não é necessário saber o endereço físico de nenhum dado em seu banco de dados. Isso também significa que um arquivo de dados pode ser dividido e/ou espelhado em vários discos.
O tamanho do bloco de dados pode ser definido durante a criação do banco de dados. O tamanho default de 8 K é adequado para a maioria dos banco de dados. Se o seu banco de dados suportar uma aplicação de data warehouse com grandes tabelas e índices, talvez seja mais vantajoso usar um bloco maior. Se ele suportar uma aplicação transacional com raras operações de leitura e gravação, talvez seja mais vantajoso especificar um tamanho de bloco menor. O tamanho máximo de bloco depende do sistema operacional. O tamanho mínimo do bloco é de 2 K e raramente (se for) deverá ser usado.
É possível ter tablespaces com diferentes tamanhos de bloco. Geralmente, esse tamanho deverá ser usado somente para suportar tablespaces transportáveis.

Resumindo:

  • Existem segmentos em um tablespace.
  • Os segmentos são compostos de um conjunto de extensões.
  • As extensões são um conjunto de blocos de dados.
  • Os blocos de dados são mapeados para blocos do sistema operacional.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s