Sistemas de Banco de Dados Relacional


Bom dia a todos!!

Hoje vou abordar um pouco da história do banco de dados relacional, é um assunto que sempre fica no esquecimento e, que deveria ser a primeira coisa que os novos DBAs deveriam se importar em aprender.

Dr. E. F. Codd publicou, “A Relational Model of Data for Large Shared Data Bank” (Modelo de Dados Relacional para Grandes Bancos de Dados Compartilhados), em junho de 1970, na revista do Association of Computer Machinery (ACM), Communications of the ACM. O modelo de Codd agora é aceito como o modelo definitivo dos RDBMS (relational database management systems, sistema de gerenciamento de banco de dados relacionais). A linguagem, denominada SEQUEL (structured English query language), foi desenvolvida pela IBM Corporation, INC., para utilizar o modelo de Codd. SEQUEL, posteriormente passou a chamar-se SQL (mas continuou sendo pronunciada como “sequel”). Em 1979, a Relational Software, Inc, (atualmente Oracle Corporation) introduziu a primeira implementação disponível comercialmente do SQL. Atualmente, a linguagem SQL é aceito como a linguagem padrão do RDBMS.

O elemento básico de um sistema de banco de dados relacional é uma tabela bidimensional. A tabela consiste em nenhuma ou mais linhas de dados. Cada linha possui uma ou mais colunas. Uma coluna de uma única linha é chamada de campo ou célula de dados. Cada linha de dados representa um conjunto de itens de dados relacionados a um assunto específico. Por exemplo, você pode ter uma tabela contendo informações sobre os funcionários de sua empresa. Cada linha representa um funcionário da empresa e as colunas podem ser compostas de itens, como nome e sobrenome, e-mail, número de telefone, data de admissão etc. Cada coluna possui um nome e um tipo de dados associados. O tipo de dados define o dado que será permitido na coluna como, por exemplo, números ou caracteres.

Anúncios

4 comentários em “Sistemas de Banco de Dados Relacional

  1. Certa vez uma aluna me disse que os professores mas bem preparados começavam sempre com a história e definição. E eu disse a ela que ninguém consegue escrever sem antes aprender o alfabeto.

    O inicio de tudo sempre é primordial! Bom post Swall!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s