Office 2007 no Ubuntu!?


Muito bom dia Leitores!

Primeiramente quero deixar bem claro o motivo o qual eu decidi testar essa instalação.

Um certo dia, Eu e Bazílio estávamos conversando sobre informática. Mais especificamente, se usar ou não Ubuntu. Foi quando  o Bazílio me revelou o motivo maior de não migrar definitivamente para o Linux; e Eu tive que concordar com a frase que ele disse: “-Não há nada como o Office!”. Muitos podem até não concordar, mas isso realmente também me incomoda.

O Microsoft Office é, de longe, bem melhor que o OpenOffice (nativo no Ubuntu). Ou será que é adaptação!? Entre tantas dúvidas, confesso que estou bem familiarizado com o pacote de escritório da Microsoft!

Enfim, pensei cá com meus botões: “Por que não usar então o Microsoft Office no Ubuntu? Alias, isso poderia ajudar na migração de S.O., certo!?”. Então, vamos ao que interessa

Para que façamos uma instalação bem tranquila do Office no Ubuntu, precisamos primeiro ter os materiais necessários à mão.

São eles:

  1. Cd do Office 2007
  2. O arquivo “msxml3.msi”
  3. O arquivo “rpcrt4.dll”
  4. Persistência!

Prefiro não postar links desses arquivos. Procurando no Google é simples de achar. Se alguém tiver problemas, deixe o e-mail nos comentários que eu envio os arquivos.

O primeiro passo é instalar o Play On Linux. Como o próprio nome já sugere, o PlayOnLinux é um programa desenvolvido para fazer instalações de jogos no Linux, mas também de outras aplicações Windows.

Como o PlayOnLinux é nativo nos repositórios do Ubuntu, basta digitar em algum terminal o comando abaixo para instalá-lo.

# apt-get install playonlinux -y

Lembrando sempre que você deve executar o comando como root!

Após a instalação é criado um link do programa no menu “Aplicativos>Jogos>PlayOnLinux”.(Não abram o PlayOnLinux ainda)

Os arquivos necessários agora deverão ser copiados para dentro da pasta system32 do wine. Vamos até o menu “Aplicativos>Wine>Navegar no disco c:”. Uma pasta será aberta para você com um conteúdo familiar ao “C:” do Windows XP. Copie os arquivos “msxml3.msi” e “rpcrt4.dll” para a pasta “Windows>system32”.

A pasta dessa “unidade” criada pelo wine se localiza no diretório do usuário.

/home/<usuario>/.wine/dosdevices/c:/windows/system32

Lembrando que o “.”(ponto) na frente do nome “wine” existe, e significa que a pasta é oculta.

Vamos, antes de começar a instalação, configurar o Wine para permitir a instalação do Office sem erros. Abram o menu “Aplicativos>Wine>Configurar o Wine” (Ou comande no terminal “winecfg”). Se tudo estiver certo, a janela de Configuração do Wine abrirá. Muita das vezes, por se tratar de virtualização, essa janela pode demorar bastante para abrir.

Na parte inferior da janela, na “Versão do”,  modifique para “Windows Vista”.

Na aba “Bibliotecas” procure pelo arquivo “msxml3” e cliquem no botão “Add” ao lado. Repita essa mesma operação para o arquivo “rpcrt4” e clique também no botão “Add”.


Após adicioná-los, você deve selecionar cada um deles e clicar no botão “Edit” ao lado direito. Será aberta a janela “Edit Overrride”. Nesta, selecione “Native (Windows)”. Repita o processo nos 2 arquivos.

Por fim, clique em Aplicar e Ok.

Após adicionar os arquivos no Wine e marcá-los como nativos do windows, vamos abrir o PlayOnLinux no menu “Aplicativos>Jogos”.

Como podem ver na imagem, no meu computador já estão instalados 3 aplicativos do Office. E como vocês querem instalar, basta clicar no botão “Install”.

Ao clicar no botão “Install”, outra janela será aberta. Selecione, ao lado esquerdo a opção “Office” e posteriormente” Microsoft Office 2007″. Reparem que o programa te informa que não há suporte a alguns aplicativos do pacote Office. (Access, Outlook e Groove).

Após selecionar o “Microsoft Office 2007” clique em “Aplicar” para prosseguir. Nesta próxima tela clique em “Avançar”

Logo em seguida ele te permite escolher o local da pasta de instalação do Office 2007. Se você tem o CD de instalação, basta inserir ele antes desse passo que o mesmo aparecerá como uma dessas escolhas; OU se  você armazenou a pasta de instalação do Office no seu HD, basta selecionar a opção “Other” e no próximo passo indicar o local COMPLETO desta pasta.

Selecionando o caminho correto da pasta de instalação, basta clicar em “Avançar” mais uma vez e a instalação será iniciada. O processo de instalação é exatamente igual ao que fazemos no Windows, portanto, basta seguir o procedimento padrão que faz usualmente no Windows.

Imagens da instalação:

Depois de tudo instalado corretamente é só comemorar!

Vá até o menu “Aplicativos>Wine>Programas>Microsoft Office” e desfrute dessa compatibilidade!

Veja a foto dos aplicativos rodando no Ubuntu 10.04:

Terminando o post, pergunto: Há mais algum outro motivo pra não migrar pro Linux? (Sou adepto sim! rsrs)

Um abraço a todos!

29 comentários em “Office 2007 no Ubuntu!?

  1. Boa noite!

    Primeiramente gostaria de parabenizar o autor do post. Ficou realmente muito bom!

    Depois de dar uma lida no artigo, ví que o conteúdo está coerente e funcional, porém acabei ficando confuso com a idéia que o autor tentou passar e levantarei a seguinte questão: A utilização do Office no Linux não entraria em conflito com os princípios de Software Livre pregados pela comunidade?

    Acredito que esse post irá contribuir para que muitos migrem para o Linux. Porém, não vejo sentido para a utilização do Office no Linux e nem do OpenOffice no Windows. Para mim, seria o mesmo que comprar um MacBook e instalar o Windows.

    Enfim… minha intenção não é menosprezar e nem diminuir a qualidade do post, mas apenas descobrir qual o ponto de vista do autor.

    Abraços,

    Bruno Pitta

    1. Boa noite Bruno.

      Como você mesmo cita, nós somos livres para fazermos escolhas. O Linux é software livre, como o PlayOnLinux e o Wine também são. Agora me diga Bruno: Com qual intenção foram criados esses dois aplicativos citados no post?

      Entendo plenamente seu ponto de vista quando diz que não vê sentido para a ocasião, mas vou te dar um exemplo bem prático para a utilização de software “fechado” dentro do linux.

      Imagine uma Empresa que não pode dispor de grana para instalar Windows nas suas estações de produção, e esta mesma Empresa necessite de uma ferramenta desenvolvida somente para plataforma Windows(Dreamweaver, Flash, Fireworks, AutoCAD e outros). Enfim, são questões de custo e liberdade, com o mesmo rendimento, ou melhor.

      Nós, usuários de computador, devemos ter em mente que usamos APLICATIVOS e não o Sistema Operacional(S.O.). Quando lembramos que temos S.O. é por que houve algum problema.

      Esses aplicativos que usamos, seja da própria Microsoft ou de outros desenvolvedores devem rodar em ambas as plataformas. Para deixa-nos livre à escolhas.

      Tentando responder a todas as perguntas de forma mais breve possível, o meu objeto com esse post é deixa o usuário livre para escolher seu S.O. e usar os aplicativos que gosta. Como Eu disse, gosto muito do Microsoft Office, seja ele OpenSource ou não. E prefiro usá-lo no Linux. ;-P

      Um abraço
      Thiago Feijó

  2. Gostei muito Thiago,

    Penso da mesma forma que vc, não gosto do SO Windows mas gosto do Office, logo, se possível, teria um enorme prazer em utilizar o Office no Linux.
    Continue com estes seus posts com um nível surpreendente.

    Att
    Swall Gemellaro

  3. Fala Thiago,

    Nota 10 para o artigo. Pra quem já usou o Office como eu usei, sabe muito bem que é muito superior ao OpenOffice. Já quanto a comparação Linux x Windows….tenho que aprender muito de Linux pra poder dar minha opinião. Mas gostei muito do artigo. Vou testar….Meus parabéns.

  4. olá cara encontre e li o seu post e fiquei muito interessado em fazer essa configuração pois bem estou com alguns problemas se vc puder me dar uma ajuda desde já eu agradeço até logo e um forte abraço.

  5. Boas!

    Ei! seu playOnlinux ta desatualizado! tem que adicionar nos repositorios! xD
    na nova versao do POL (PlayOnLinux) o programa faz todo o trabalho para voce, deixa tudo pronto para uso!
    Muito bom o post, é muito dificil encontrar algum tutorial bom e atualizado sobre o Wine.
    mas estou com um erro do meu office, quando clico para “abrir com” “microsoft word”, ele da um erro e nao abre o arquivo. só estou conseguindo abrir o .doc se eu entrar no word, e pedir para abrir ele..
    com voces acontece o mesmo problema?

    1. Boa tarde Eduardo, no caso, realmente meu PlayOnLinux está desatualizado. Vc deve saber que foi lançado a poucos dias a versão mais atual dele. =D
      Enfim, na verdade o seu problema não é com o Word, é com o aplicativo padrão de abertura do arquivo. Provavelmente seu arquivo está configurado para ser aberto com o OpenOffice, e isso deve ser alterado.

      Um abraço! Qualquer coisa me fala! 😉

  6. Thiago,

    Parabéns pelo post. Confesso que a falta do “Office” no Linux (no meu caso Ubuntu) sempre foi um ponto negativo para mim, não que isso me impeça de usá-lo.

    Só fiquei com uma dúvida, posso usar uma imagem (iso) no processo?

      1. Thiago,

        Muito obrigado pelos arquivos!!! Consegui instalar no meu pc, mas tenho duas considerações:

        1. No final do processo de instalação apareceu a solicitação de instalação do IE6. Alguém mais mencionou isso?
        2. Aqui comigo o inserir gráficos no word tá dando erro, como vc é assim também?

        Abraços!!!

      2. Bom saber que tudo deu certo. Parabéns!
        Quanto a mensagem de IE6, ocorre sim! Mas nada que prejudique a instalação e utilização.
        E sobre os gráficos, tudo normal aqui..:-/

  7. Olá, Thiago. Parabéns pelo belo post!
    Cara só estou tendo um problema: o PlayOnLinux não reconhece o CD de instalação. Aparece a seguinte mensagem: Error: Unable to find the CD-ROM !
    Já tentei indicar o caminho para o CD, já copiei tudo para o Desktop indiquei o caminho e aparece a mesma mensagem.
    Tem alguma ideia de qual pode ser o problema?
    Obrigado pela ajuda.

    1. Obrigado por ser mais um aqui, entre nós! Rapaz, a questão é que o PlayOnLinux reconhece as pastas montadas (que ficam em /mnt/). Uma solução seria você criar uma pasta “# mkdir /mnt/office/” e copiar os arquivos de instalação pra dentro dela.

      Qualquer coisa me fala. Abraço!

Deixe um comentário

